Recicle-se


O que é Permacultura?
dezembro 2, 2008, 1:39 pm
Filed under: Entenda | Tags: , , ,

Exemplo de Ecovila

Exemplo de Ecovila

Por Rodrigo Barradas

Na década de 1970, os ecologistas australianos, Bill Mollison e David Holmgren criaram a Permacultura. A palavra deriva do termo Permanent Culture, e é um método de planejamento, atualização e mecanismo que permite a manutenção de sistemas de escalas humanas (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

Os princípios da Permacultura vêm da posição de Mollison de que “a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos” (Mollison, 1990). Para isso a Permacultura defende a aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, ao integrar plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo, com estética e harmonia.

Pode se dizer que os três pilares da Permacultura são, o cuidado com a terra,  o cuidado com as pessoas e a divisão dos excedentes. Está divida em: Água – captação, armazenamento, filtragem/purificação e utilização; Bioarquitetura e Bioconstruções;  Energias Renováveis e Ecovilas.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: